Artrite10 dicas para aliviar a artrite psoriásica no inverno

10 dicas para aliviar a artrite psoriásica no inverno

Durante o inverno, dá para muita coisa, não é? Curtir um filme com cobertas, tomar chocolate quente, usar roupas mais estilosas! Mas, durante essa época, você também precisa ter alguns cuidados especiais com a saúde. A artrite psoriásica pode causar dor e inflamação nas articulações. É comum ouvir de pacientes que os sintomas pioram durante essa época do ano. No artigo de hoje, trouxe 10 dicas para alívio desse tipo de artrite durante os dias frios.

1 – Um banho quente é sempre bem-vindo!

A água pode aliviar a pressão das articulações doloridas e reduzir o inchaço. Ah, lembre-se de alongar suavemente durante ou após o banho para estimular a flexibilidade.

2 – Roupas confortáveis? check!

Pessoas com complicações dermatológicas causadas pela psoríase devem dar preferência às roupas cujos tecidos são confortáveis, naturais, macios e que permitem a circulação do ar. Por isso, no frio, é recomendável a utilização de casacos e outras peças feitas, principalmente, de algodão no contato direto com a pele. Assim,  você se mantém quente sem irritar a pele

3 – Proteja as mãos.

Dê preferência para as luvas à prova d’água, bem revestidas e que protegem as articulações do contato direto com o frio. Sempre faça um teste com as luvas para verificar se elas se ajustam bem e permitem a dobra dos dedos e da mão sem esforço.

Você pode encontrar diversos tipos de luvas que até mesmo são adaptadas para o uso do celular e outros aparelhos eletrônicos.

4 – Exercícios para aquecer.

Você pode caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer diversas atividades ao ar livre!

Escolha a que você mais gosta e se sente confortável. O importante é não parar, mesmo com o tempo frio pedindo para ficar em casa. Use roupas adequadas e conheça os seus limites para que a atividade física não fique arriscada.

Se o tempo estiver inviável para passeios ao ar livre, mantenha uma rotina de exercícios em casa como alternativa.

5 – Água para beber e para exercitar.

Realizar exercícios em água aquecida pode melhorar a circulação sanguínea e ajuda a soltar as articulações rígidas. Fique atento à quantidade de cloro na água para não irritar a sua pele. Tente tomar ao menos 2 litros de água por dia.

6 – Melhore o ambiente.

Usar um umidificador também ajuda bastante a lidar com os efeitos do tempo mais seco sobre a saúde da pele e das articulações.

7 – Monitore o seu sono.

Muitas pessoas com artrite psoriásica alegam que dormir pouco afeta a dor e a qualidade de vida. Durante o inverno, a vontade de dormir pode ficar desregulada. Por isso, verifique os seus hábitos para manter um sono saudável.

8 – Vitamina D é essencial.

Ela é um hormônio muito importante para a saúde dos ossos, das articulações e da pele! Então, mesmo no frio, dê uma chance ao sol e outras fontes de vitamina D.

9 – Fototerapia.

Durante o inverno, a exposição ao sol pode diminuir. A falta da luz solar pode desencadear crises de psoríase em algumas pessoas. Por isso, a fototerapia – contato de luz ultravioleta em quantidades moderadas – é recomendada.

10 – Hidratação.

Por fim, mas não menos importante, a hidratação é essencial para quem convive com a artrite psoriásica.

Converse com o seu médico para orientações sobre o melhor produto para as suas mãos – cada indivíduo tem necessidades diferentes.

Conte comigo para te ajudar nesse processo!