ortopedia

Perguntas frequentes

Conheça as principais dúvidas dos meus pacientes, aqui você pode encontrar a resposta para alguma dúvida que possa ter sobre as suas dores nas mãos.

Preciso mesmo tirar o cisto?

Em alguns casos o cisto nas mãos e punhos demandam apenas acompanhamento médico, pois regridem naturalmente. Entretanto, se houver riscos de complicação, pode ser necessário tomar certos medicamentos e retirá-lo com cirurgia.

Existe tratamento sem cirurgia?

Sim! Tudo depende de qual é o problema que está causando a sua dor e quão avançado está o caso. Há situações em que apenas medicamentos, imobilização e fisioterapia, por exemplo, são suficientes para controlar os sintomas. A consulta médica é fundamental.

Quando tira os pontos?

De modo geral, os pontos são retirados em até 14 dias após a cirurgia. Durante esse período, é muito importante que o paciente siga todas as recomendações do pós-operatório no que diz respeito à posição e uso das mãos, movimento das articulações e higiene da região.

Como é cirurgia por vídeo?

A cirurgia por vídeo representa um grande avanço para a medicina. Ela permite que o médico faça cortes mínimos e, com o apoio de uma microcâmera, opere regiões muito delicadas na mão do paciente de forma pouco invasiva e altamente eficaz. A recuperação tende a ser mais rápida.

Quando quebra a mão precisa ficar imobilizado?

Sim! Esse procedimento é extremamente importante para que o osso fraturado não se movimente e possa se recuperar de maneira adequada. Além de facilitar o tratamento, a imobilização também ajuda a reduzir dores e demais incômodos causados pela fratura.

Minhas mãos formigam - qual o tratamento?

Antes de tudo, é preciso diagnosticar o que está por trás do sintoma, uma vez que o formigamento nas mãos pode surgir até mesmo por estresse ou problema cardiovascular. Dependendo do caso, o médico pode recomendar fisioterapia ou até mesmo cirurgia de descompressão do nervo.

Meus punhos doem - é normal?

Pode ser um problema comum, mas não é normal. A dor no punho pode ocorrer em função de movimentos repetitivos, lesões, traumas, nervo comprimido, fratura, entre outras condições, e a melhor conduta é buscar atendimento médico. Sempre observe a frequência, intensidade da dor e se há algum gatilho para o sintoma.

Meu dedo esta travando - é normal?

Esta sensação pode ser um sinal de dedo em gatilho, problema causado por inflamação no tendão que fica na palma da mão. Esse quadro faz com que o dedo dobre, trave e apresente dificuldade para voltar à posição natural.

Dor no cotovelo - porque acontece?

A dor no cotovelo pode representar uma série de problemas, como epicondilite, bursite, artrite e compressão de nervo. Não é um sintoma comum, e por isso demanda avaliação médica para chegar ao melhor diagnóstico e tratamento. Sempre observe a frequência, intensidade da dor e se há algum gatilho para o sintoma.

O que é dupuytren? Pode passar para meus filhos?

A contratura de Dupuytren é uma doença da pele da palma da mão que pode levar os dedos a se contraírem em posição dobrada. Trata-se de um problema hereditário, ou seja, o histórico familiar representa maior risco de desenvolvimento do quadro. Manter as consultas em dia é muito importante para garantir a sua saúde.

Entre em contato e agende sua consulta
Escolha a unidade de sua preferência, Mogi das Cruzes ou São Paulo.