Frio e dores articulares: aprenda como aliviar
Com as frentes frias vindo e voltando ao redor do país, muita gente se queixa de incômodos nas mãos e punhos, especialmente em função dos problemas nas articulações. Para algumas pessoas, a dor funciona até mesmo como um prenúncio de que a temperatura vai mudar.
POR QUE AS ARTICULAÇÕES DOEM NO FRIO?
Apesar dos estudos não terem conseguido provar ou mostrar totalmente a conexão que existe entre as dores corporais e as mudanças climáticas, há diversas teorias que, de uma forma ou outra, explicam porque sentimos mais dores nos dias frios e chuvosos.
A primeira tese é de que as mudanças bruscas de temperatura e pressão do ar fazem os tendões, cartilagens, músculos e tecidos cicatriciais se expandirem ou se contraírem. Como isso acontece de modo diferente em cada um dos tecidos, favorece o aparecimento de dores e inchaços característicos em quem possui, por exemplo, um diagnóstico de artrite reumatoide.
Pessoas que já tem dores regularmente ou crônicas podem ter esses quadros intensificados nas mudanças climáticas. O centro cerebral que processa o entendimento da dor e os sensores que percebem esses e outros estímulos dolorosos no corpo – em especial nas articulações – conseguem perceber mais facilmente os estímulos durante as mudanças climáticas.
Outra explicação interessante é que em dias mais frios e chuvosos temos a tendência de ficar mais tempo em casa, reclusos e com o corpo em repouso, cooperando para a maior rigidez dos músculos e tendões. Quem tem um problema de articulação sabe o quanto é importante se movimentar e praticar exercícios físicos regularmente.
COMO ALIVIAR AS DORES?
Pequenos ajustes no dia a dia e nos hábitos de vida podem fazer a diferença e reduzir os incômodos.
- Tente se manter aquecido, seja com banhos um pouco mais quentes, cobertores, luvas ou aquecedores domésticos.
- Em alguns momentos, tente aplicar compressas de água morna sobre a articulação dolorida. O objetivo é fazer com que seu corpo absorva o calor.
- Mantenha suas consultas com o reumatologista e o ortopedista em dia.
- Aproveite a oportunidade e converse com seu médico sobre a viabilidade de tomar algum anti-inflamatório, caso não tenha nenhuma contra-indicação.
- Mantenha um peso saudável e pratique exercícios físicos. Atividades como ioga e natação ajudam a desenvolver a musculatura e auxiliam no combate à dor.
- Faça pequenas sessões de alongamento durante o dia, especialmente depois dos exercícios.
- Evite fazer quaisquer esforços desnecessários, quando possível.
- Cuide da sua saúde como um todo, incluindo a alimentação e o sono.
Caso tenha alguma dúvida e queira se consultar, eu estou à disposição. Você pode acompanhar o meu trabalho e os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site.
–
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746
Cirurgia de Mão e Microcirurgia
Deixe um comentário