Artroscopia de punho, em que casos pode ser realizada?
Se você tem o costume de acompanhar esportes de alto impacto, principalmente vôlei, basquete e futebol, provavelmente já ouviu alguém dizer que um jogador fez uma artroscopia no joelho para tratar um problema de forma menos invasiva e voltar para as partidas um pouco mais rápido. Apesar deste ser o local mais comum, existem outros que podem se beneficiar do procedimento, como é o caso dos punhos.
O QUE É UMA ARTROSCOPIA?
A artroscopia é uma técnica cirúrgica utilizada para diagnosticar e tratar uma série de problemas dentro das articulações.
Durante o procedimento, o médico faz pequenos cortes (chamados de portais) e introduz uma microcâmera de menos de 2 milímetros (artroscópio) capaz de gerar imagens em alta resolução dos ligamentos, cartilagens, fibrocartilagens e pequenos ossos.
Procedimento feito por seletos profissionais, a artroscopia de punho tem ganhado forças nos últimos anos graças aos avanços na medicina. Hoje em dia, existem aparelhos cada vez menores e que se adaptam facilmente à anatomia complexa da região.
Um dos objetivos do procedimento é o diagnóstico, o médico usará a câmera e as imagens para observar os detalhes mais internos e sensíveis da articulação, e com isso entender claramente o que está por trás de uma dor persistente, inchaço ou perda de movimento.
Por outro lado, se estamos falando de um tratamento, o profissional pode associar o artroscópio a outros instrumentos cirúrgicos de acordo com a necessidade, como raspagens de cartilagem, reconstrução de ligamentos, retirada de fragmentos do osso e muito mais.
QUANDO POSSO FAZER UMA ARTROSCOPIA NO PUNHO?
Conforme mencionei anteriormente, a cirurgia artroscópica pode ser feita quando o cirurgião de mão quer confirmar o que está provocando dores persistentes, rigidez, fraqueza, inchaços e outros incômodos no punho e já tratar estas lesões no mesmo aro cirúrgico. Antes disso, o paciente precisa ser avaliado cuidadosamente e submetido a alguns exames que garantam a pertinência e a segurança do procedimento.
Como bem reforça a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, a artroscopia do punho pode ser utilizada para tratar casos de:
- Fraturas: dependendo da situação, o procedimento serve para remover microfragmentos, alinhar os ossos quebrados e introduzir pinos, fios e parafusos de imobilização;
- Ruptura de ligamento: com o apoio da microcâmera, o cirurgião consegue reconstruir os ligamentos e devolver a estabilidade para a articulação afetada;
- Cistos: a remoção minimamente invasiva alivia a dor, devolve o movimento e favorece uma recuperação mais rápida ao paciente, beneficiando sua qualidade de vida.
- Síndrome do Túnel do Carpo: localizado no punho, esse canal compreende a passagem de tendões e nervos fundamentais para a saúde dos dedos. Diante de um estreitamento persistente, a cirurgia artroscópica consegue ampliar o espaço do túnel, aliviar a pressão e, consequentemente, atenuar os sintomas. Há ainda novos trabalhos que visam o tratamento de outras neuropatias compressivas (síndromes em que um nervo está apertado em algum lugar, como o túnel do carpo) com estas técnicas minimamente invasivas.
- Artrite e artrose: diante de uma inflamação na articulação ou deformação na cartilagem, o ortopedista pode contar com a artroscopia para limpar, descomprimir e até reconstruir as estruturas que estão provocando dor.
Vale a pena reforçar que, em todos esses casos, o ortopedista realiza de dois a três pequenos cortes de até meio centímetro. Este procedimento, do início ao fim, é realizado com a mão e o braço anestesiados, ou seja, o paciente não sente desconfortos. Após a conclusão, o médico dá um ponto, aplica um curativo e repassa todas as orientações necessárias para manter a saúde do local (medicamentos, compressas, imobilização, fisioterapia, entre outros).
Caso tenha alguma dúvida e queira se consultar, eu estou à disposição. Você pode acompanhar o meu trabalho e os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site.
–
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746
Cirurgia de Mão e Microcirurgia
Deixe um comentário