Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Lesão de nervos e tendõesComo saber se rompi o ligamento do dedão (Lesão de Stener)?

Como saber se rompi o ligamento do dedão (Lesão de Stener)?

Se você pratica esportes como esqui, remo, tênis e basquete, ou pelo menos tem o costume de acompanhá-los pela TV, é bem provável que já tenha presenciado algum caso de rompimento do ligamento do dedão, também chamado de Lesão de Stener ou polegar do esquiador. 

Como esse problema ainda provoca muitas dúvidas quanto às suas características, riscos e formas de tratar, preparei esse artigo com os principais pontos que você precisa saber a partir de agora.

O QUE É A LESÃO DE STENER?

De maneira resumida, é a ruptura completa do ligamento colateral ulnar, uma estrutura localizada na articulação do polegar e que é responsável por dar estabilidade e sustentação à dobra do dedo. Geralmente, o rompimento acontece quando o polegar se abre repentinamente, quando há um grande histórico de traumas e força excessiva, ou quando o paciente cai em cima da mão. Os sinais tendem a aparecer logo no início.

É importante ressaltar que essa parte do dedo também pode sofrer entorses leves e menos graves, mas todos precisam ser avaliados cuidadosamente por um médico. É assim que garantimos a segurança e indicamos o tratamento adequado.

COMO SABER SE ROMPI O LIGAMENTO?

Se você sofreu uma queda ou notou um movimento brusco no polegar durante a prática de alguma atividade, uma ruptura no ligamento tende a causar:

  • Dor aguda
  • Inchaço na extensão e na base do polegar
  • Perda de força
  • Dificuldade para mover o dedo
  • Impossibilidade de pegar objetivos
  • Manchas roxas

Além de observar os sinais, é fundamental procurar atendimento médico o quanto antes para fazer exames complementares. O ortopedista vai analisar o caso clinicamente, avaliar a instabilidade da articulação e, provavelmente, indicar exames de imagem – especialmente a ressonância magnética.

O LIGAMENTO CICATRIZA SOZINHO?

Diferentemente de outras lesões desse tipo, a de Stener não cicatriza. Isso acontece porque, no momento da ruptura, acontece uma retração no ligamento e a interposição de uma membrana muscular. Ela fica entre o ligamento e o osso, impedindo que eles mantenham contato e, por consequência, “colem” naturalmente.

É por isso que não adianta esperar os sintomas passarem e o problema “se resolver” por conta própria. Você precisa procurar um médico.

COMO TRATAR, ENTÃO?

A ruptura de ligamento do polegar leve pode ser tratada com imobilização, mas os casos mais graves, como na Lesão de Stener, precisam ser tratados com cirurgia. Esse é o procedimento padrão para corrigir a lesão e preservar a qualidade de vida do paciente, e deve ser realizado o quanto antes.

Durante essa cirurgia, fazemos um pequeno corte sobre a membrana muscular, identificamos onde o ligamento foi afetado, reposicionamos no local correto e damos alguns pontos.

Feito isso, a mão e o polegar ficam imobilizados por um certo período até que haja boa cicatrização. As primeiras três semanas são as mais rígidas do pós-operatório, devendo preservar um repouso absoluto nos movimentos da mão operada.

Em geral, o paciente pode retomar suas atividades após um mês e meio, variando de acordo com o seu organismo e gravidade do caso.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, eu estou à disposição. Você pode acompanhar os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site. 

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746

Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share