Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Cistos na mãoTudo o que você precisa saber sobre cistos sinoviais nas mãos e nos punhos

Tudo o que você precisa saber sobre cistos sinoviais nas mãos e nos punhos

Alguns problemas de saúde, quando surgem, têm o potencial de assustar e preocupar o paciente quanto à gravidade. Os cistos, por exemplo, muitas vezes são confundidos com tumores e ainda carregam muitas dúvidas sobre sua origem, causas e tratamento.

E para que as coisas fiquem claras desde o início, é bom ressaltar que todos os cistos dos quais você já ouviu falar, independentemente do local afetado, são um tipo de nódulo, ou seja, uma bolsa de tecido preenchida por proteínas e alguns líquidos. 

Nesse artigo, vou explicar um pouco mais sobre as características dos chamados cistos sinoviais, mais frequentes nas mãos e punhos, e que podem ser tratados de forma bem efetiva. 

O QUE SÃO CISTOS SINOVIAIS?

Os cistos sinoviais são nódulos que surgem nas cavidades das articulações e tendões. Eles são preenchidos, em geral, pelo líquido sinovial, um tipo de lubrificante natural que tem o papel de facilitar os movimentos articulares.

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão, eles podem aparecer em diversas áreas, sendo mais comuns na parte dorsal do punho, na base e nas demais articulações do dedo. Ao contrário do que muita gente pensa, os cistos podem ter diversos tamanhos, não são cancerígenos e não têm o potencial de se espalhar para outras estruturas do corpo.

O principal sintoma de um cisto sinovial é a presença de uma bolha entre 1 e 3 centímetros, geralmente oval e transparente. Apesar de não ser tão comum, quando o seu local e tamanho pressionam os nervos da articulação, o paciente também pode sentir alguma dor, formigamento e fraqueza muscular.

O QUE CAUSA UM CISTO NAS MÃOS E NOS PUNHOS?

Até o momento não conhecemos uma causa específica para o surgimento dos cistos nas mãos e nos punhos, porém os fatores de risco mais evidentes são a presença de atritos entre os tendões, traumas, esforço repetitivo e desgaste natural das estruturas articulares.

Via de regra, esse problema pode afetar pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente entre a faixa de 15 a 40 anos, entre mulheres e em atletas de alto rendimento que aplicam muita tensão no punho. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos destaca, ainda, que os cistos da articulação final de um dedo, conhecidos como cistos mucosos, estão ligados a um quadro de artrite e, por isso, são mais comuns entre os 40 e 70 anos de idade.

COMO POSSO TRATAR UM CISTO NAS MÃOS?

Conforme eu havia dito anteriormente, os cistos não são cancerígenos, não são graves e não se espalham pelo corpo. A avaliação médica, entretanto, é importante e serve para corrigir a parte estética, eliminar eventuais desconfortos e garantir que esse nódulo não atrapalhe os movimentos das mãos, punhos e dedos.

Após a análise clínica e a realização de algum exame complementar que se faça necessário, o médico vai definir qual a melhor técnica para resolver o caso. Muitas vezes, esses cistos são acompanhados de perto e podem regredir sem nenhum tipo de intervenção.

Quando o paciente também sente dor, formigamento e fraqueza, pode ser indicada a imobilização e o uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides, o que por si só já costuma trazer bons resultados. 

Se os tratamentos anteriores não avançam e o paciente continua com desconfortos ao fazer movimentos, o ortopedista tem a opção de realizar a aspiração ou até mesmo a excisão, ou seja, uma cirurgia de remoção.

O procedimento cirúrgico consiste em anestesiar o local, eliminar a bolha e remover, ainda, uma parte do tecido da articulação e do tendão atingidos pelo cisto. Ainda que essa técnica pareça definitiva, existe a chance do cisto recidivar, ou seja, reaparecer, mesmo em uma cirurgia bem feita. Mais recentemente, tenho preferido fazer a cirurgia por vídeo (artroscopia – uma cirurgia minimamente invasiva), na qual se coloca uma pequena câmera dentro da articulação do punho e é possível ver de onde exatamente vem o cisto. Além desta precisão, o pós-operatório costuma ser menos desconfortável, além de ser uma incisão mais estética. 

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, eu estou à disposição. Você pode acompanhar os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site. 

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746

Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share