Traumas ortopédicos e suas consequências EMOCIONAIS
Você já assistiu à série médica Grey’s Anatomy? Uma das cenas mais lembradas é sobre quando uma personagem importante sofre um acidente e precisa realizar uma cirurgia para amputação da perna.
A série focou em mostrar, além das injúrias físicas, as consequências psicológicas que ficaram na personagem: ela desenvolveu depressão, fobia social, ansiedade e baixa autoestima durante o pós-operatório e na fase de adaptação à perna mecânica.
O drama da personagem demonstra a importância da saúde mental para o bem-estar dos pacientes após os traumas ortopédicos. A saúde deve ser vista como um todo, portanto, os profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras também trabalham em conjunto com os médicos ortopedistas em diversos casos.
Isso não quer dizer que somente casos graves merecem este cuidado e atenção, mas qualquer caso que haja necessidade de um auxílio nesse sentido. Está é uma área que cresce cada vez mais, por exemplo nos casos de medicina esportiva e esportes de alto rendimento.
A relação entre saúde emocional e traumas ortopédicos ainda causa muitos debates na Medicina e na ciência. Por isso, escrevo esse texto para mostrar o que os cientistas já sabem sobre essa ligação. Vamos entender?
Trauma ortopédico e saúde emocional
As funções da cirurgia ortopédica são, de forma resumida, restaurar a função física de diversas partes do corpo e aliviar a dor. Esses dois fatores estão diretamente ligados à saúde mental, visto que a melhora funcional está atrelada a questões sociais, físicas, emocionais e familiares dos pacientes.
Vamos falar sobre como a saúde mental influencia a recuperação e o bem-estar em três procedimentos ortopédicos:
Mãos
Há muitas evidências científicas sobre a importância da saúde emocional no tratamento das enfermidades que acometem as mãos. Assim, pesquisadores já estudaram o impacto da avaliação psicológica de pacientes que precisam de cirurgia na mão e concluíram que a depressão influencia, em alguns casos, a variação da dor e bem-estar dos pacientes após os procedimentos. Além disso, quando a saúde emocional está fortalecida há mais chances de melhora funcional.
Os profissionais recomendam colaboração entre os cirurgiões da mão, psicólogos e psiquiatras para conferir qualidade de vida aos pacientes, visto que o estresse emocional é um fator que pode contribuir, inclusive, para a ocorrência de acidentes envolvendo a mão: cortes, queimaduras, deslocamentos, etc. Isto muitas vezes é importante em pacientes com doenças reumáticas.
Coluna
A literatura médica (o conjunto de pesquisas científicas) sobre a influência psicológica nos resultados da cirurgia da coluna é vasta. Inclusive, as condições psicológicas e sociais antes da cirurgia podem influenciar os resultados dos pacientes e fornecer um possível foco para intervenções mais específicas.
A depressão contribuiu para piores resultados em curto prazo após a cirurgia de estenose lombar. Os pesquisadores recomendam que a avaliação pré-operatória sobre a depressão pode ser benéfica.
Quadril
Depressão e saúde emocional debilitada são fatores que influenciam o descontentamento dos pacientes após a cirurgia de artroplastia total do quadril. É o que diz um estudo que investigou a saúde mental de mais de 850 pacientes no Reino Unido.
Os pesquisadores explicam que os fatores psicológicos influenciam na autoestima e autopercepção dos pacientes. Ou seja, aqueles que já conviviam com a saúde mental pouco saudável tiveram mais dificuldades para reconhecer as mudanças no corpo após os procedimentos no quadril – o que pode gerar insatisfação.
———————————————————————————————————————————————————————————————————————-
Como está a sua saúde mental? Essa é uma preocupação muito válida quando falamos sobre cirurgia da mão e outros procedimentos na ortopedia. Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Será um prazer respondê-la nos comentários.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Izildinha Mana
Valeu muito ler seus esclarecimentos sobre a influência de um problema nas mãos, no emocional. Recentemente, tratei, com você, as duas mãos com problemas de dor forte no punho com reflexos em alguns dedos. Senti, medo, fiquei triste e esses sentimentos influenciaram todo o resto. Dias complicados. Agora, depois dos procedimentos realizados me senti mais segura e até feliz. Obrigada.