4 dicas para ajudar na recuperação de uma cirurgia na mão
As cirurgias de mão incluem uma gama de diferentes tipos de cirurgia que visam recuperar as condições saudáveis da mão. Dentre as razões que incluem a realização de uma cirurgia de mão, estão: traumas, alterações reumáticas na estrutura, deformidades congênitas e infecções.
Os principais tipos de cirurgia de mão incluem reparo de tendões e nervos, fixação de fraturas ósseas, infiltrações e cirurgias para tratamento das articulações. É importante ressaltar que o sucesso das cirurgias depende do tipo de cirurgia, das condições da mão e da recuperação após a cirurgia. Sempre brinco que o resultado de uma cirurgia é 50% a cirurgia e 50% a reabilitação.
Como é o pós-operatório de uma cirurgia de mão?
Após cirurgias de mãos é esperado que o paciente sinta algum grau de desconforto e o uso de analgésicos é recomendado, sobretudo nos primeiros dias pós cirurgia. Em alguns casos, é necessário que o paciente permaneça com as mãos imobilizadas em curativos ou talas por algum tempo. Além disso, restrições de algumas atividades e trabalho após a cirurgia são impostas para auxiliar na recuperação. As orientações são dadas especificamente para cada paciente e para cada tipo de cirurgia e o objetivo sempre é a reabilitação mais precoce possivel.
Outro ponto muito relevante é a realização de terapia para reabilitação das mãos após a cirurgia. Idealmente é realizada por terapeuta da mão, podendo ser terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta.
Algumas das terapias aplicadas na reabilitação pós-cirúrgica incluem: uso de equipamentos para melhora de dor (“choquinho” por exemplo), exercícios ativos e passivos para as mãos, terapia de calor e ou gelo, terapia manual, bandagens para auxiliar a controlar o inchaço e estimulação do do tato, além de exercícios para alongamento de nervos (nervo gliding exercises). Além disso, há cuidados especiais com as cicatrizes cirúrgicas, para evitar aderências nestes locais.
Além disso, outros cuidados são muito importantes para a recuperação pós-cirúrgica. Continue acompanhando o texto para saber quatro dicas para auxiliar sua recuperação!
4 dicas para auxiliar na recuperação de uma cirurgia de mão
1- Autocuidado
Seja atento e mantenha seus curativos limpos e secos. No momento de tomar banho, cubra os curativos com um saco plástico preso com fita adesiva na abertura para evitar molhar e manter a área fora do fluxo direto de água. Se o curativo ficar molhado, procure atendimento médico hospitalar imediatamente. E se lembre, NÃO remova ou modifique o curativo a menos que seja instruído pelo seu médico.
2 – Eleve o braço e a mão
A fim de reduzir e minimizar o inchaço e as dores, mantenha a mão/braço acima do nível do coração por 3~5 dias utilizando os equipamentos indicados, como uma tipóia. Caso o inchaço e a dor persistirem após os dias recomendados, mantenha a mão elevada por mais dias. Mova as articulações não afetadas no lado cirúrgico o máximo possível para ajudar a reduzir o inchaço e evitar a rigidez. Por exemplo, se você fez uma cirurgia no polegar, mova o ombro, cotovelo, pulso e outros dedos.
3- Você está tendo formigamento ou queimação em seu braço ou mão?
Se você recebeu anestesia local, seu braço ou mão pode ficar dormente por várias horas, ou até mesmo durante a noite. À medida que a dormência desaparece, você pode ter uma sensação de formigamento ou comunique para o seu médico. Além disso, proteja seu braço de possíveis lesões, por exemplo, portas de carro, cortes, calor ou frio excessivo, entre outros. E lembre-se de usar a tipoia.
4- Tome seus remédios para dor
Comece a medicação para a dor prescrita assim que chegar em casa e não espere o efeito da anestesia. Lembre-se de tomar sua medicação após as refeições a fim de minimizar náusea, exceto se orientado o contrário. Consulte o seu médico para dor intensa que não é aliviada pela medicação e pela elevação.
Siga essas dicas e também as recomendações do seu médico para que sua cirurgia tenha uma ótima recuperação! Ao perceber que está passando por algum problema, procure auxílio médico.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Deixe um comentário