Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Doença de Parkinson4 exercícios de mãos para ajudar pessoas com Parkinson

4 exercícios de mãos para ajudar pessoas com Parkinson

Hoje é o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson e gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho sobre a doença, além de explicar quatro exercícios simples para as mãos que podem ajudar a melhorar a destreza e a força de pacientes com Parkinson. Vamos lá?

O que é a doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma condição crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central, sendo causada pela falta de dopamina, um neurotransmissor importante para a realização de movimentos voluntários. 

Como resultado, os pacientes podem apresentar problemas motores, especialmente nas mãos e dedos, afetando tarefas simples do dia a dia, como escrever e se vestir. Esses sintomas, muitas vezes acompanhados de dor, podem ter um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Os quatro sintomas principais incluem:

  • Tremores nas mãos, braços, pernas, mandíbula ou cabeça;
  • Rigidez muscular;
  • Lentidão de movimento;
  • Equilíbrio e coordenação prejudicados.

Além disso, a condição pode causar outros problemas, como:

  • Depressão;
  • Dificuldade para engolir, mastigar e falar;
  • Problemas urinários ou de constipação;
  • Problemas de pele. 

Para ajudar no tratamento dos sintomas motores, existem exercícios específicos que podem ser realizados para melhorar a destreza das mãos e punhos. Veja a seguir:

4 exercícios para mãos e punhos

Os exercícios abaixo foram retirados da cartilha da Associação Brasil Parkinson (ABP).

  1. De costas para uma parede, fique de pé a 30 centímetros dela. Pegue duas bolinhas e segure cada uma delas em uma mão, encostado-as na parede. Movimente seu braço verticalmente, esticando o cotovelo e abrindo o peito. Repita o exercício 10 vezes.

Imagem retirada de Extra.

  1. Utilize uma faixa de pano de 1,5 metros e segure cada uma das pontas com uma mão. Simule como se estivesse secando as costas. Repita o exercício 10 vezes.

Imagem retirada de Extra.

  1. Utilizando um guardanapo, amasse-o na mão formando uma bolinha. Mexa com essa bolinha 20 vezes em cada uma das mãos.

Imagem retirada de Extra.

  1. Coloque suas mãos em uma superfície fixa e plana. Simule o andar de uma aranha com os seus dedos, fazendo o movimento para frente e para trás. Repita o movimento 5 vezes.

Imagem retirada de Extra.

Quais os benefícios que os exercícios podem trazer aos pacientes?

Além de ser uma importante terapia complementar, foi demonstrado que o exercício melhora sintomas específicos que geralmente afetam pessoas com Parkinson. De acordo com estudos recentes, a prática regular de atividades físicas pode melhorar diversos aspectos da saúde dos pacientes, incluindo a função cognitiva, a depressão, o sono e até mesmo a constipação e a fadiga.

Além disso, a atividade física tem efeito neuroprotetor e pode ajudar a prevenir ou retardar:

  • Osteoporose
  • Melhorar o desempenho motor
  • Aumentar a eficácia do medicamento, tornando o tratamento mais efetivo.

Você já sabia da importância do exercício físico para esses pacientes? Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113

Fontes:

Parkinson’s Disease: Causes, Symptoms, and Treatments. National Institute of Aging. Disponível em: https://www.nia.nih.gov/health/parkinsons-disease

Exercícios para fazer em casa ajudam a tratar Parkinson. Extra. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/exercicios-para-fazer-em-casa-ajudam-tratar-parkinson-18348241.html

Speelman AD, van de Warrenburg BP, van Nimwegen M, Petzinger GM, Munneke M, Bloem BR. How might physical activity benefit patients with Parkinson disease? Nat Rev Neurol. 2011 Jul 12;7(9):528-34.

The Benefits of Exercise for Parkinson’s Disease. American Parkinson Disease Association. Disponível em: https://www.apdaparkinson.org/article/why-exercise-with-pd/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share