Cuidado redobrado ao usar fogos de artifícios no São João
O período de festas juninas, principalmente no dia de São João, é propício para acidentes com fogos de artifício, podendo acometer as mãos.
O mês de junho é um dos mais esperados pelos brasileiros. Festa junina, comidas típicas, danças e brincadeiras são um combo perfeito, e uma prática muito comum são os fogos de artifício, principalmente no dia de São João. E isso é uma grande preocupação para nós cirurgiões de mão.
Por isso , quero alertá-los sobre essa prática perigosa que se tornou uma das principais causas de atendimentos em Ortopedia nas clínicas e emergências do país, sobretudo nesta época do ano.
Os dados são preocupantes, por isso a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, juntamente a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, o Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde promoveram uma campanha para alertar e conscientizar a população sobre os perigos dos fogos de artifício.
Perigos dos fogos de artifício
Apesar de serem considerados lindos e emocionantes, os fogos de artifício podem ser extremamente perigosos especialmente se manuseados de forma inadequada. Dados mostram que os homens são mais afetados, representando cerca de 80% dos casos de internação, já as mulheres representam cerca de 20% dos casos.
As pesquisas revelam que crianças também sofrem impacto, sendo que cerca de 20% dos casos fatais envolvem crianças com menos de 14 anos de idade. Portanto, é imprescindível não se arriscar com fogos de artifício.
Alguns dos principais perigos incluem:
- Queimaduras;
- Lesões oculares: estilhaços e faíscas podem atingir os olhos causando lesões e até mesmo perda da visão;
- Lesões auditivas: o som produzido é extremamente alto, podendo causar danos temporários ou permanentes;
- Incêndios: os fogos de artifício podem causar incêndios quando lançados próximo a materiais inflamáveis ou vegetação seca.
- Amputações e lesões nas mãos: a explosão prematura ou manejo inadequado pode ocasionar lesões nas mãos e até mesmo a amputação de algum membro.
Como prevenir acidentes
Em alguns casos os acidentes são tão graves que além de queimaduras, pode haver a amputação de alguma parte do membro superior (dedos e mãos). Por isso deixo aqui algumas dicas para prevenir esse tipo de acidente:
- Compre fogos de artifício apenas em lojas especializadas e certificadas, dentro do prazo de validade e com certificado de garantia (cheque pelo selo do INMETRO);
- Escolha versões de fácil manuseio. Opte pela versão de encaixe no chão, que permite que você se afaste do produto durante o uso.
- Leia antes e siga à risca as recomendações do produto. Mantenha uma distância mínima conforme orientações de cada produto;
- Sempre verifique se há produtos inflamáveis antes acender os fogos de artifícios;
- Cuide de você e do próximo. Não solte fogos de artifício sob efeito de qualquer tipo de drogas – inclusive álcool – e não acender fogos de artifício próximo ao rosto ou apontando para outra pessoa.
Como proceder em casos de acidentes
Em casos de acidente, mantenha a calma. Lave o local com água corrente ou soro fisiológico e envolva com um curativo ou pano limpo. Em caso de amputação, coloque o membro em um saco plástico com soro fisiológico e este dentro de um com muito gelo e leve o junto com o paciente até um pronto socorro mais próximo – não coloque o membro amputado diretamente no gelo.
Se divirta com responsabilidade
É importante termos momentos de lazer e diversão, mas devemos sempre prezar pela nossa segurança. Além disso, é necessário responsabilidade com a vida de quem nos rodeia. Por isso, ao soltar fogos de artifício tenha cuidado redobrado e siga as dicas acima.
Você conhece alguém que tenha o hábito de soltar fogos de artifício? Compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam o perigo dessa prática.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Fontes: Festa Junina: Saiba como evitar danos nas mãos ao manusear fogos de artifício. 2019. Centro Ortopédico https://cograjau.com.br/festa-junina-saiba-como-evitar-danos-nas-maos-ao-manusear-fogos-de-artificio/
Deixe um comentário