Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Lesão de nervos e tendõesCuidados com as mãos ao celebrar o carnaval: entenda o perigo dos fogos de artifícios e lesões

Cuidados com as mãos ao celebrar o carnaval: entenda o perigo dos fogos de artifícios e lesões

O carnaval é uma época de celebração e divertimento! Os foliões vão para a rua, dançam, cantam e, em alguns casos, usam fogos de artifício para iluminar o céu. Mas, essa é uma brincadeira arriscada e pode custar a saúde das mãos.

Os fogos de artifícios, apesar da beleza, são causadores de diversos incômodos para pessoas sensíveis aos barulhos e também extremamente prejudiciais para quem os solta. Durante a brincadeira, é comum que acidentes aconteçam e estes gerem lesões, queimaduras ou até mesmo danos irreversíveis – já passei muito carnaval operando crianças e adultos vítimas de fogos de artifício e nunca é uma cirurgia bonita.

As queimaduras podem ser o tipo mais comum de lesão durante o uso de fogos de artifícios, mas existem diversos outros danos que podem ser causados e que podem levar a sequelas, perda de partes da mão ou ao comprometimento total das mãos.

Saiba, abaixo, quais os principais danos à saúde das mãos que os fogos de artifícios podem causar.

O que os fogos de artifícios podem causar às minhas mãos?

O primeiro ponto é entender justamente do que são feitos os fogos de artifícios: eles são compostos químicos que liberam energia quando em contato com o calor. Isso, por si só, já deveria ser um alerta para que estes sejam utilizados apenas por profissionais capacitados e treinados.

Apesar de terem especificações de segurança, nem sempre eles são seguidos e, dependendo da intensidade dessa energia, os danos vão desde queimaduras leves até mesmo a lesões profundas que atingem a musculatura, nervos ou mesmo os ossos.

Esses acidentes são mais comuns no carnaval e em festas de final de ano, mas durante o ano todo ocorre uma alta porcentagem de internações por conta dos fogos de artifícios.

Os danos permanentes às mãos podem ser maléficos em quem trabalha em processos laborais, uma vez que podem causar o afastamento permanente e um tratamento por toda a vida.

Como evitar acidentes?

Embora pareça óbvio, não acender ou brincar com fogos de artifícios e evitar locais no qual o uso destes seja frequente. Mesmo com especificações de segurança, nunca se sabe a probabilidade de um foguete acabar causando acidentes.

Se não for possível estar longe desses locais, lembre-se sempre de se manter afastado de onde os fogos estão sendo utilizados. Em caso de queimaduras ou acidentes, procurar imediatamente o socorro.

Não use pomadas nas queimaduras e lave a ferida apenas com água limpa corrente, sem apertar ou esfregar. Cubra delicadamente com gaze ou um pano limpo para evitar que partículas de pó adentrem a pele aberta.

O carnaval é o momento de se divertir, mas todo o cuidado é pouco! A saúde deve ser prioridade o ano inteiro, portanto, use camisinha, evite acidentes e não solte fogos de artifícios! Nós ortopedistas e os pets agradecem.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S036350231730165X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share