Artrose nas mãosArtrite reumatoide: tem cura?

Artrite reumatoide: tem cura?

Imagine como seria a sensação de dormir tranquilamente e, no dia seguinte, acordar com um pouco de dor e rigidez nas mãos. E se ao longo da semana os sintomas ficassem mais intensos e incômodos a ponto de atrapalhar as atividades mais simples do cotidiano, como escrever, digitar e escovar os dentes?

Essa é a realidade de aproximadamente 1% da população brasileira diagnosticada com artrite reumatoide, uma doença de forte impacto sobre a qualidade de vida.

O QUE É ARTRITE REUMATOIDE?

A artrite é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, surge de uma descompensação do sistema imunológico, que passa a atacar o próprio organismo. Apesar de sua causa ser desconhecida, sabe-se que a incidência é maior entre mulheres (até duas vezes mais que homens) de 30 a 50 anos.

Sua principal característica é o acometimento das articulações do corpo, principalmente dos dedos, mãos e punhos. Entretanto, também há manifestações menos comuns na pele, unhas, coração, sistema nervoso, olhos, sangue e coluna.

QUAIS OS SINTOMAS DA ARTRITE?

Na maioria dos casos, a artrite reumatoide provoca dor, inchaço, rigidez, calor e vermelhidão na articulação afetada, sobretudo nas mãos, punhos e durante o período da manhã.

Sem tratamento, o quadro pode evoluir gradativamente até atingir articulações maiores, como os cotovelos e joelhos, aumentando também os riscos de sofrer uma alteração estrutural ou deformidade, como joanetes, dedos em botoeira e aumento de volume do punho.

ARTRITE TEM CURA?

Como bem reforça a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite reumatoide é uma doença crônica, portanto, não tem cura, mas pode ser controlada a fim de amenizar os sintomas e promover uma maior qualidade de vida ao paciente.

O tratamento desse problema deve começar quanto antes. Nos casos iniciais, o médico costuma receitar medicamentos para regular a autoimunidade exagerada, reduzindo as inflamações e suas consequências para as articulações. Em alguns pacientes pode ser necessário recorrer a uma fisioterapia, terapia ocupacional e até mesmo uma cirurgia, como a sinovectomia e a artrodese.

A única regra geral que vale pra todos é: consultar um médico regularmente e seguir todas as recomendações personalizadas. Esse compromisso, quando aliado à manutenção de bons hábitos de vida, reduz os incômodos e contribui bastante para o bem-estar do paciente.

Caso tenha alguma dúvida e queira se consultar, eu estou à disposição. Você pode acompanhar o meu trabalho e os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site.