Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

FraturasCuidados pós-operatórios para se recuperar mais rápido de uma cirurgia nas mãos

Cuidados pós-operatórios para se recuperar mais rápido de uma cirurgia nas mãos

Toda cirurgia é considerada um procedimento complexo que exige cuidados desde o início, e isso independe da doença, do local operado e da técnica adotada.

Como médico cirurgião, tenho o compromisso de esclarecer as dúvidas dos meus pacientes, transmitir segurança e dar o suporte necessário para que todo o processo de recuperação siga da forma mais tranquila possível, garantindo não só o bom resultado da operação, mas acima de tudo, a saúde e o bem-estar de cada indivíduo.

Neste artigo, quero falar um pouco mais sobre a minha especialidade, a cirurgia da mão, e o que você pode fazer no dia a dia para se recuperar mais rápido.

QUEM PODE FAZER UMA CIRURGIA DA MÃO?

A cirurgia de mão é realizada para tratar e reconstruir as estruturas dos tendões, ligamentos, nervos, pele e ossos das mãos, dedos e punhos, colaborando com a qualidade de vida, redução das dores e reabilitação motora de um paciente.

Hoje em dia, graças aos avanços na medicina, diversos casos também podem ser beneficiados pela microcirurgia, que nos permite operar detalhes muito pequenos com o auxílio de magnificação das imagens, sendo por uso de lupa ou de microscópio. Mais recentemente, com o aperfeiçoamento dos instrumentos de artroscopia, cirurgias que antes necessitavam de grandes cortes podem ser feitas por pequenos portais, com visualização por meio de uma pequena câmera de vídeo e correção do problema com equipamentos de última geração. 

Em geral, uma cirurgia da mão pode ser indicada para traumas, tumores, fraturas, cistos, e outros problemas comuns, como a Síndrome do Túnel do Carpo, Artrite Reumatóide, Dupuytren e Dedo em Gatilho.

COMO SE CUIDAR DEPOIS DE UMA CIRURGIA NA MÃO?

Todo processo de recuperação começa com uma boa conversa no consultório, antes mesmo de operar. Além de muita experiência e conhecimento técnico no assunto, o médico cirurgião precisa ter sensibilidade suficiente para estabelecer uma relação de confiança com o paciente, sabendo entender suas dores, medos, preocupações e objetivos com o tratamento. É nessa etapa de alinhamento em que todo mundo firma o compromisso de dar o seu melhor em benefício da saúde.

Depois de tirar todas as dúvidas e realizar os exames necessários, um pós-operatório tende a ser seguro e tranquilo – na medida do possível – se o paciente tomar certos cuidados no dia a dia.

Aqui está uma lista com os principais, lembrando apenas que alguns pontos podem variar de acordo com a técnica usada e o problema tratado.

  • Mantenha os movimentos da mão para evitar a rigidez das articulações, melhorar o edema (inchaço) e ajudar a diminuir a dor, a menos que o seu caso demande exercícios específicos ou que demande imobilização (neste caso sua mão estará imobilizada com uma tala gessada ou uma órtese). Para a maioria dos casos, um movimento suave, que pode ser ajudado com a outra mão, já será o suficiente até o primeiro retorno pós operatório, mas o seu médico dará todos os detalhes personalizados.
  • Boa parte dos procedimentos vão exigir que você tome um anti-inflamatório, antibiótico e/ou analgésico nos primeiros dias para prevenir infecções e outras complicações. Se for o seu caso, siga apenas a dosagem recomendada e não substitua o medicamento por conta própria. Em caso de desconforto, alergia ou caso não ache a medicação para comprar, entre em contato com seu médico. 
  • Evite passar muito tempo com a mão solta para baixo, pois isso vai fazer com que a mão inche, piore o movimento e aumente dor. Para evitar isto, repare na tipoia que você está usando: a mão deve ficar mais alta ou no máximo ao mesmo nível que o cotovelo. Quando estiver deitado(a), coloque um travesseiro ou almofada por baixo da mão para impedir a piora do inchaço, que é normal para um pós-operatório. Caso a imobilização permita o movimento do cotovelo, recomendo que 3 vezes ao dia se retire o braço da tipoia e que se estique e dobre o cotovelo.
  • Mantenha o seu curativo sempre seco e limpo, e evite tocá-lo – especialmente se as mãos não estiverem higienizadas.
  • Não carregue peso, por menor que seja, e nem faça esforço com a mão sem autorização do médico.
  • Alimente-se bem, de maneira equilibrada, e evitando comidas muito gordurosas. Priorize os alimentos naturais com poder anti-inflamatório, como é o caso dos legumes, frutas e verduras. Não é necessário deixar de comer qualquer tipo de alimento, desde que seja com parcimônia.
  • Sempre que permitido, faça exercícios físicos leves para manter o corpo em movimento. Garanta apenas que a mão operada está segura.
  • Tanto no período pré quanto no pós-operatório não fume ou fume o mínimo possível. Isto atrapalha a cicatrização da pele e dos ossos e aumenta a chance de problemas pós-operatórios.
  • Não mexa nos pontos e jamais os retire por conta própria.
  • Não aperte a região operada;
  • Vá para as consultas de retorno e deixe o seu médico ciente de qualquer dificuldade no processo de recuperação.
  • Tem dúvida se alguma atividade pode ou não ser feita? Pergunte para o seu médico.

Caso tenha alguma dúvida sobre cirurgia da mão, microcirurgia, artroscopia de punho e outras doenças ortopédicas, eu estou à disposição. Você pode acompanhar os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site. 

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746

Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share