Deformidades congênitas das mãos

sindactilia é uma má formação congênita que acomete as mãos e é caracterizada pela junção entre dois ou mais dedos, principalmente o médio e o anelar. A polidactilia é uma doença congênita em que a criança nasce com um dedo a mais na mão ou nos pés.

Sindactilia

A sindactilia é uma má formação congênita que acomete as mãos e é caracterizada pela junção entre dois ou mais dedos, principalmente o médio e o anelar. Em cerca de 50% dos casos, ela acomete as duas mãos ao mesmo tempo, ou seja, é bilateral.

• Causas:

A doença ocorre em função de anomalias genéticas e hereditárias, e se apresenta desde a formação do bebê. Existe ainda os casos em que ela está associada a outros problemas, como a Síndrome de Apert e Carpenter.

• Sintomas:

Além da aparente junção dos dedos, o paciente pode apresentar grande dificuldade de manusear objetos e utilizar a força.

• Tratamento:

O único tratamento eficaz para a sindactilia é a cirurgia de separação e reconstrução dos dedos, geralmente com aplicação de enxertos de pele. A melhor idade para realizar o procedimento depende de uma série de fatores, e por isso cabe ao médico avaliar cuidadosamente o perfil do paciente. O objetivo, claro, é alcançar o melhor resultado possível, tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista funcional.

Polidactilia

A polidactilia é uma má formação congênita em que a criança nasce com um dedo a mais na mão. Ele pode surgir ao lado do dedo mínimo, polegar ou entre o indicador, médio e anelar (casos mais raros). Quando um dos pais possui a doença, estima-se que há 50% de chances do filho também apresentá-la.

O diagnóstico da doença depende apenas de um exame visual. Em muitos casos, o médico consegue analisar o quadro completo com uma simples observação, já em outros é necessário fazer uma radiografia para identificar a quantidade de ossos no dedo irregular.

O tratamento é cirúrgico e consiste na retirada do dedo extranumérico para corrigir a anormalidade estética e evitar qualquer tipo de comprometimento funcional da mão.