Doenças reumáticas e suas manifestações nas mãos: uma visão abrangente
Doenças reumáticas são aquelas que afetam o sistema locomotor, impactando as articulações, tendões, ligamentos e cartilagens. E as mãos é uma das primeiras e mais comum área afetada por doenças reumáticas, como osteoartrite, lúpus e a artrite reumatóide, sendo esta a mais comum.
Nossa mão contém cerca de 27 pequenas articulações, o que é um grande alvo da artrite reumatóide (AR). A AR é uma doença autoimune inflamatória, onde as células de defesa do organismo não reconhecem determinadas estruturas e acabam atacando a membrana que envolve as articulações.
Como as mãos são afetadas pela AR?
Com a exacerbação do processo inflamatório ocasionado pela AR, as articulações das mãos ficam inchadas, doloridas e com aumento da sensibilidade. Esses sintomas afetam fortemente a rotina do paciente impossibilitando que ele realize tarefas do seu dia-a-dia.
Isso pode se manifestar em dificuldades para usar as mãos, dedos, diminuindo a destreza das mãos, incapacidade de realizar movimentos necessários e perda de força. Quando não tratado a AR pode causar alterações nos ligamentos tendões e levar a deformações nas mãos, entre eles:
Síndrome do Túnel do Carpo: distúrbio neuropático causado pela compressão do nervo do túnel do carpo, causando dormência, dor e fraqueza nas mãos;
Dedo em gatilho: inflamação que afeta os tendões, dificultando o movimento certo dos dedos. Neste caso, pode ocorrer do dedo “travar” em uma posição dobrada;
Dedo em botoeira (pescoço de cisne): ocorre quando a articulação do dedo do meio se dobra mais que o normal , o que lembra um pescoço de cisne;
Nódulos reumatismo: a AR leva ao desenvolvimento de nódulos próximo às articulações das mãos, geralmente em pontos de pressões.
Uma característica muito importante da AR que a difere de outras doenças, é que normalmente o paciente sente mais dor e desconforto após um longo período sem movimentos nas mãos, após acordar por exemplo.
Como ocorre o diagnóstico da AR?
Não há um exame específico para o diagnóstico da AR, visto que em estágios iniciais os sintomas são semelhantes a várias outras doenças. Neste caso a anamnese clínica é muito importante para o diagnóstico final. O médico irá avaliar os sinais físicos e poderá pedir exame de imagens e de sangue para analisar como estão as estruturas envolvidas.
O tratamento é feito através de usos de medicamentos que visam diminuir o processo inflamatório, e consequentemente a dor do paciente, aliada com a fisioterapia. Algumas alterações na rotina podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, como:
- evitar movimentos que agravam a dor, aplicar compressas quentes ou geladas, além do uso de luvas ou órteses;
- alterar movimentos que podem aumentar o nível de dor;
- fazer pausas regulares durante o trabalho;
- e a prática de exercícios físicos é uma boa medida para melhorar a saúde geral e inclusive o das articulações.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e compartilhe com alguém que sofre com dores nas mãos.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Fonte: How Rheumatoid Arthritis Affects Your Hands, and 7 Ways to Keep Them Healthy (https://creakyjoints.org/living-with-arthritis/symptoms/how-rheumatoid-arthritis-affects-hands/)
Deixe um comentário