TerapiaEntenda o que são as terapias de frio e calor e quando são indicadas

Entenda o que são as terapias de frio e calor e quando são indicadas

O frio e o calor podem ser usados para aliviar a dor e inflamação dos músculos e articulações. Isso acontece porque essas termoterapias podem aumentar a circulação sanguínea das áreas mais afetadas.

Os profissionais utilizam toalhas quentes, almofadas, bolsas de água e até mesmo um banho para fins estéticos e terapêuticos. Na saúde, essas técnicas têm bastante utilidade, porém, devem ser usadas em casos específicos e com cuidados. Nesse texto, vou explicar alguns fatos sobre essas terapias e em quais casos elas são mais indicadas.

Frio

A terapia com baixas temperaturas reduz o fluxo sanguíneo em áreas específicas. Assim, ocorre a diminuição da inflamação e inchaço dos tecidos. O frio também alivia regiões doloridas como se fosse um anestésico local e natural.

Muitas pessoas utilizam o gelo, entretanto, ele não pode ser aplicado diretamente na pele pois há o risco de dano. Sempre utilize um suporte como uma toalha, por exemplo.

Estes são alguns tipos de terapias:

• Compressão: utiliza uma bolsa de gelo e outros materiais apropriados para fazer pressão em áreas inflamadas. No geral, a terapia é feita por 20 minutos a cada 4 ou 6 horas a depender das necessidades do paciente.
  • Imersão: mergulho em água fria. A temperatura deve ser monitorada para a segurança do paciente.
  • Massagem: aplica cubos de gelo na pele em movimentos delicados. O tempo máximo recomendado é de 5 minutos para cada local.

Quando usar?

Pacientes com feridas recentes, gota, enxaqueca e tendinite podem se beneficiar das terapias que utilizam o frio para aliviar a dor.

Quando não usar?

Não são recomendadas para pessoas com cãibras constantes, doenças vasculares, disfunção dos nervos e hipersensibilidade. No momento da aplicação, é necessário verificar se a área está dormente, empolada ou com feridas abertas.

Calor

Aplicar o calor às áreas inflamadas dilata os vasos sanguíneos, o que aumenta a circulação e melhora o relaxamento muscular. O calor também tem o poder de tranquilizar a mente e dar sensação de conforto. Há várias possibilidades de terapias com temperaturas mais altas:

• Aplicar produtos adequados de aumento da temperatura em áreas doloridas. Atualmente, há várias opções no mercado como almofadas elétricas, aquecedores etc.
  • Imersão em água quente e confortável. O recomendado é que a temperatura não passe de 37 graus.
  • Medicamentos que aquecem a pele, como pomadas e adesivos.

Quando usar?

Para complementar o tratamento de artrose, cãibras, espasmos, tendinite, rigidez muscular, aquecimento antes de exercícios físicos, alívio para dores nas costas, no pescoço, entre outros. A efetividade do tratamento vai depender da profundidade do tecido muscular dolorido.

Estudos mostram que aplicar calor no pescoço pode diminuir dores de cabeça. Também há pesquisas que indicam que pacientes com dor lombar tiveram alívio significativo pelo uso de envoltórios aquecedores em conjunto com a prática de exercícios físicos.

Quando não usar?

O calor não é recomendado e pode agravar infecções, queimaduras ou machucados recentes. Durante a terapia, é necessário ficar atento às contraindicações:

• Pele inflamada e/ou vermelha.
  • Dermatite
  • Área dormente
  • Sensibilidade ao calor.

Qual terapia eu devo usar?

Existem estudos que mostram os benefícios e cuidados necessários das termoterapias. Por isso, é necessário que cada indivíduo tenha acompanhamento profissional para indicar os melhores procedimentos para o alívio de cada situação. Em caso de dor, procure um profissional para orientações!