Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

ArtriteO estresse pode agravar casos de ARTRITE REUMATOIDE

O estresse pode agravar casos de ARTRITE REUMATOIDE

O estresse e a ansiedade são problemas constantes em nossas vidas. Uma doença crônica como a artrite reumatoide, que traz dor e um tratamento com resultados incertos, pode aumentar os níveis de estresse. 

Por outro lado, estar sob estresse pode piorar os sintomas da artrite. Quer entender melhor sobre essa relação? Então prossiga a leitura. 

Relação entre estresse e artrite

A resposta ao estresse do seu corpo desencadeia a liberação de substâncias químicas que o preparam para enfrentar o desafio em questão, uma reação conhecida com o nome de “luta ou fuga”.

Essa reação é boa a curto prazo, mas quando dispara repetidamente, o aumento da tensão nos músculos pode amplificar a dor da artrite reumatoide

O estresse também desencadeia a resposta inflamatória do sistema imunológico. A inflamação é o que alimenta os danos nas articulações vistos na artrite reumatoide. Quanto mais tempo você estiver exposto ao estresse, mais prejudicial a inflamação pode se tornar. 

Como reduzir o estresse diário

Agora que você sabe quais são os efeitos do estresse no quadro de artrite reumatoide, é importante saber como evitar altos níveis de estresse. Então, confira as 6 dicas que separei para te ajudar. 

1) Desenvolva sua conexão mente-corpo

Seu corpo e sua dor podem afetar seus pensamentos e emoções. Da mesma forma, suas emoções e pensamentos mudam a maneira como seu corpo se sente. 

Sendo assim, algumas atividades como meditação, relaxamento progressivo e respiração profunda podem ajudá-lo a harmonizar essas partes do seu ser total. 

2) Pratique exercícios físicos regularmente 

O exercício regular é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aliviar a ansiedade, porque aumenta as substâncias químicas do bem-estar em seu cérebro, as famosas endorfinas e serotoninas. 

Além disso, tem benefícios diretos para artrite reumatoide, incluindo o fortalecimento dos músculos de suporte das articulações e a ajuda na perda de peso. 

3) Faça terapia com psicólogo

Falar sobre seus problemas e fazer conexões humanas pode fazer maravilhas para aliviar seu estresse. Uma opção muito positiva é procurar aconselhamento com um profissional como o psicólogo. Eles podem usar diferentes abordagens para reduzir o seu nível de estresse e ansiedade. 

4) Tenha uma alimentação equilibrada

Quando você está estressado, a comida pode parecer um refúgio e é aí que os problemas começam. Afinal, esse refúgio é temporário e pode trazer sobrepeso com o tempo. Sendo assim, busque fazer uma dieta equilibrada.

5) Desfrute de prazeres simples

Aliviar o estresse não precisa ser complicado, demorado ou caro. Permita-se desfrutar de coisas que lhe trazem paz. Assista a um filme engraçado, pinte um quadro, passeie pelo parque e se distraia. Tire algum tempo de suas tensões diárias e apenas aproveite o momento. 

6) Converse com o psiquiatra

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, procure o psiquiatra para reduzir seus níveis de estresse e ansiedade. Antidepressivos e ansiolíticos são alguns dos medicamentos usados ​​para tratar a ansiedade que está diretamente relacionada ao estresse é pode ser prescrita pelo psiquiatra.

___________________________________________________________________

Siga essas dicas e procure reduzir os seus níveis de estresse e ansiedade para manter-se sempre saudável. Se tiver alguma dúvida, basta comentar aqui embaixo. Será um prazer respondê-las.

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share