Exercícios para aliviar dores nas mãos e nos punhos
Quem é mais velho, trabalha com movimentos repetitivos, faz muita força ou é atleta de alto rendimento têm maiores chances de sentir dores nas mãos e nos punhos em algum momento da vida. Quando ela vem acompanhada de formigamento e inchaço, é bem provável que estejamos diante de um caso de Síndrome do Túnel do Carpo.
Definindo de maneira resumida, a Síndrome do Túnel do Carpo é um estreitamento ou compressão dentro de um canal por onde passam tendões e um nervo super importante para os punhos e dedos, o nervo mediano. Pessoas com os perfis que mencionei no início desse artigo são as mais afetadas.
Além de consultar um ortopedista especializado no assunto e fazer pequenos ajustes nos hábitos de vida, vale a pena conhecer alguns exercícios simples no dia a dia que podem aliviar essa dor localizada.
Direto ao ponto, aqui estão 5 opções para você incluir na rotina. Lembre-se de conversar com o seu médico sobre cada um deles antes de começar, combinado? E se tiver alguma dor, pare imediatamente.
Chacoalhando as mãos
Essa é uma boa opção para o período da noite ou logo que acordar, pois são momentos em que os incômodos podem estar mais intensos. O exercício, na verdade, é simples! Basta sacudir as mãos e os dedos levemente por um curto tempo.
Sinal de pare
Com muita calma, estique o braço para frente, feche a mão e, lentamente, abra os dedos até que eles apontem para o teto. É como se você estivesse pedindo para alguém “parar”. Repita esse processo de 5 a 10 vezes.
Alongando os dedos
Estique o braço, feche a mão e, com cuidado, abra os dedos e deixe-os esticados o máximo que puder. Faça com calma, sem forçar de uma vez, e quando terminar, repita as etapas por até 10 vezes.
Tocando o polegar
Com o braço e o punho relaxados, toque a ponta do polegar com a ponta de cada um dos dedos, um de cada vez, como se estivesse formando um O. Repita quantas vezes se sentir confortável.
Mais alongamentos
Sentado de maneira confortável, apoie os cotovelos e os braços sobre uma mesa e deixe-os relaxados. Em seguida, vire o braço deixando a palma das mãos viradas pra cima com o cotovelo esticado. O exercício consiste em dobrar a mão em sua direção, como se os dedos começassem a apontar para o teto, segurar por 5 segundos e voltar à posição normal e inclinar sua cabeça para longe da sua mão. Depois, você precisa dobrar a mão como se ela se afastasse de você, pra trás. Ao mesmo tempo, incline a sua cabeça para o lado da sua mão. Segure por mais 5 segundos e volte ao normal. Repita todo esse ciclo por até 10 vezes e em até 3 momentos do dia.
CUIDE DA SUA SAÚDE
Independentemente da causa de sua dor ser uma Síndrome do Túnel do Carpo ou qualquer outro problema, somente uma boa avaliação médica poderá preservar a sua qualidade de vida. Procure um profissional especializado, faça os exames necessários e dê sequência ao tratamento recomendado.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, eu estou à disposição. Você pode acompanhar os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar um horário pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site.
–
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746
Cirurgia de Mão e Microcirurgia
Deixe um comentário