Traumas OrtopédicosNeuropatia periférica: principais sintomas e como prevenir

Neuropatia periférica: principais sintomas e como prevenir

Antes de compreendermos o que é a neuropatia periférica, precisamos conhecer o chamado sistema nervoso periférico (SNP) que é basicamente composto da rede dos nossos nervos que ficam fora do cérebro (e o resto do encéfalo) e da medula espinhal, ou seja, fora do sistema nervoso central.

Sistema Nervoso Periférico

O SNP inclui diferentes tipos de nervos com suas próprias funções específicas, tais quais:

• Nervos sensoriais – responsáveis pela transmissão de sensações, como dor e toque
  • Nervos motores – responsáveis pelo controle dos músculos
  • Nervos autônomos – responsáveis por regular funções automáticas do corpo, como pressão arterial e função da bexiga
  • Nervos mistos – que juntam mais de 1 tipo destes nervos

A neuropatia periférica se desenvolve quando os nervos periféricos do corpo, que vão para diversos locais como mãos, pés e braços, são danificados. Os sintomas dependem de quais nervos são afetados e de onde são danificados.

Neuropatia periférica

Essas condições possuem vários fatores e condições que podem causá-las. Há raros casos que a origem é genética, entretanto, na maioria dos casos de neuropatia periférica é adquirida ao longo da vida e é difícil determinar o que exatamente a desencadeou; porém os casos podem ser conectados a uma ou mais causas.

Algumas causas da neuropatia periférica

Doenças generalizadas

Os danos nervosos causados pelo diabetes é uma das formas mais comuns de neuropatia, no qual a glicemia descontrolada ataca os vasos sanguíneos mais finos – sobretudo os dos rins, os do fundo do olho e dos nervos mais finos, que dá a sensibilidade das extremidades das mãos e pés. Isto leva à dormência, dor e perda de sensibilidade. Para retardar ou prevenir danos, a recomendação é:

• Monitore seu nível de açúcar no sangue para mantê-lo na faixa indicada – isto é essencial e o mais importante, principalmente se você é um diabético de longa data – quanto mais tempo e quanto pior o controle da diabetes, provavelmente pior será a neuropatia (e todas as outras consequências da diabetes);
  • Inspecione seus pés em busca de sinais de ferimentos, infecções ou pontos quentes, além de observar se há pequenos objetos – como pedrinhas – dentro dos sapatos antes de calçar;
  • Proteja os pés com calçados especiais e tome cuidado na hora de lavar e praticar exercícios.
  • Relate sinais de neuropatia ou lesões nos pés ao seu médico e obtenha tratamento precoce.

Outras doenças crônicas que podem causar danos nos nervos incluem:

• Doenças autoimunes como lúpus ou artrite reumatóide;
  • Distúrbios renais ou hepáticos;
  • Distúrbios vasculares e sanguíneos;

Traumas

O trauma físico é uma das causas mais comuns de lesão nos nervos. Isso pode incluir acidentes com vidro, além de acidentes de carro, quedas ou fraturas. A inatividade, ou ficar parado por muito tempo em uma posição desconfortável, também pode causar neuropatia.

O aumento da pressão no nervo mediano, um nervo no pulso que fornece sensação e movimento à mão, é uma das causas da síndrome do túnel do carpo, que é o tipo mais comum de neuropatia periférica.

Álcool e toxinas

O álcool possui efeito tóxico no tecido nervoso, e pessoas com transtornos graves por alta ingestão de álcool possuem maior risco de desenvolver neuropatia periférica.

A exposição a produtos químicos tóxicos, como cola, solventes ou inseticidas, seja por abuso de produtos químicos ou no local de trabalho, também pode causar danos nos nervos e neurônios em geral.  Os metais pesados, como chumbo e mercúrio, também podem causar essa condição.

Infecções e distúrbios autoimunes

Certos vírus e bactérias que atuam diretamente no tecido nervoso podem levar ao desenvolvimento de neuropatia periférica. Alguns exemplos virais são: vírus como herpes simplex, vírus varicela-zoster (que causa varicela e herpes zoster) e vírus Epstein-Barr, danificam os nervos sensoriais e causam episódios intensos de dor aguda. Exemplos bacterianos incluem, como a doença de Lyme, também podem causar danos nos nervos e dor se não forem tratadas. Além disso, pessoas com HIV/AIDS também podem desenvolver neuropatia periférica, tanto por conta da infecção do virus quanto pelo uso crônico da medicação.

Por fim, doenças autoimunes como artrite reumatóide e lúpus afetam o sistema nervoso periférico de várias maneiras. A inflamação crônica causada por essas doenças e os danos aos tecidos em todo o corpo, podem levar a dores severas nos nervos das extremidades.

Sintomas da neuropatia periférica

Os principais sintomas da neuropatia periférica incluem:

• Dormência e formigamento nos pés ou mãos;
  • Queimação, pontada ou dor aguda nas áreas afetadas;
  • Perda de equilíbrio e coordenação;
  • Fraqueza muscular, especialmente nos pés.

Esses sintomas geralmente são constantes, mas também podem ir e vir durante o dia. É importante que no aparecimento dos primeiros sintomas, você procure auxílio médico. Os sintomas da neuropatia periférica também podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, por isso a importância do diagnóstico médico. Quanto mais cedo a neuropatia periférica for diagnosticada, maior a chance de limitar os danos e prevenir complicações futuras.

Posso prevenir a neuropatia periférica?

Como essa condição está associada com outras doenças subjacentes, é importante que você mantenha os tratamentos em dia. Além disso, algumas medidas preventivas para reduzir os riscos do desenvolvimento da neuropatia periférica são:

1- Trate as causas de neuropatia, como controlar o açúcar no sangue se você tiver diabetes;

2- Pare de fumar para promover uma circulação saudável;

3- Evite cafeína e álcool em excesso no período da noite para melhorar o hábito do sono;

4- Realize atividade fi sica regular;

5- Tenha uma alimentação saudável para prevenir a deficiência de vitaminas e apoiar a saúde vascular;

6- Converse com seu médico sobre risco genético e medidas para prevenir o aparecimento de neuropatia hereditária;

7- Pergunte sobre medicamentos que têm menor risco de neuropatia

Relembrando que, caso você tenha alguma doença que esteja envolvida com o desenvolvimento de neuropatia periférica, é importante manter o tratamento adequado! Além disso, ao perceber sintomas de neuropatia, não hesite em procurar auxílio médico.

Referências:

CAREY, E. Peripheral Neuropathy. Healthline. Disponível em:<https://www.healthline.com/health/peripheral-neuropathy>. Acesso em: 09 Fev. 2023.PERIPHERAL Neuropathy. National Health Service. Disponível em:<https://www.nhs.uk/conditions/peripheral-neuropathy/>. Acesso em: 09  Fev. 2023.