Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Traumas OrtopédicosNeuropatia ulnar é uma condição comum entre CICLISTAS

Neuropatia ulnar é uma condição comum entre CICLISTAS

Andar de bicicleta é um exercício saudável que pode ser feito por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até adultos mais velhos. Também é divertido, relativamente barato e faz bem até para o meio ambiente!

A gente nunca esquece como é andar de bicicleta. O que não podemos esquecer é que toda atividade física precisa ser feita com cuidado para não comprometer a saúde dos nossos ossos e músculos.

Movimentos repetitivos podem levar a compressão de um nervo importantíssimo para o braço, causando sintomas como: dor, dormência e formigamento no antebraço e nos dedos.

Leia o texto até o fim para entender como esse distúrbio nervoso se apresenta e a influência da atividade física desregulada na compressão dos nervos do braço.

O que é Neuropatia Ulnar?

Olhe para o seu braço. Esse nervo começa no pescoço e vai até os dedos. O nervo ulnar é um dos três principais do membro superior. Ou seja, é um dos pilares para as atividades motoras e controle da mão

O nervo ulnar é responsável pela comunicação entre o cérebro e os músculos do antebraço e da mão. Ele também permite sentir texturas, temperatura e sensações nos dedos anelar e mínimo da mão, parte da palma e parte inferior do antebraço. 

A neuropatia ulnar ocorre quando esse nervo fica comprimido ou irritado. Essa condição pode causar dor, dormência e formigamento no antebraço e nos dedos. Em casos graves, a neuropatia ulnar pode causar fraqueza na mão e perda de massa muscular.

Sintomas da neuropatia ulnar

  • Fraqueza;
  • Sensibilidade na mão;
  • Formigamento na palma da mão;
  • Sensibilidade na articulação do cotovelo.

Causas da neuropatia ulnar

  • Alongamento prolongado do nervo, ao manter o cotovelo totalmente dobrado por muito tempo;
  • Choque do cotovelo contra alguma superfície;
  • Pressão direta no nervo ao se apoiar no guidão durante passeios demorados de bicicleta ou pelo uso prolongado de ferramentas manuais. 

Até mesmo a anatomia de cada um pode contribuir com o surgimento desse incômodo. Em algumas pessoas, o nervo ulnar não permanece na posição “correta” e pode se deslocar por meio de uma protuberância óssea no cotovelo quando o braço flexiona. Esse atrito repetidas vezes pode causar irritação do nervo ulnar.

Neuropatia ulnar em ciclistas

O ciclismo de estrada tem sido associado como uma atividade que potencializa a neuropatia ulnar há décadas. É só analisarmos como fica a posição do ciclista durante a atividade física para entender: uma parte superior do corpo flexionada com os membros se apoiando pelo guidão, direcionando as forças para os cotovelos. Ou seja, a posição perfeita para gerar pressão no nervo.

Um estudo descobriu que 70% dos ciclistas de longa distância tiveram distúrbios motores e/ou sensoriais durante o percurso de um passeio de 4 dias e 600 km.

Fique atento à resposta dos braços; ao sentir qualquer dormência ou dor antes, durante ou após o exercício, converse com um médico ortopedista. 

Além disso, sempre utilize equipamentos de proteção para a cabeça, joelhos e cotovelos. Evite utilizar vias muito movimentadas por carros e respeite seus limites. Sentiu cansaço? Pare e descanse um pouco. Tenha um bom planejamento de rotas para você não se surpreender com a distância e beba bastante água.

Andar de bicicleta traz benefícios para você e para o meio ambiente. Não deixe que essa atividade tão positiva gere problemas na saúde!

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746

Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share