Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

Lesão de nervos e tendõesPara quem é indicada a cirurgia em casos de Síndrome do Pronador?

Para quem é indicada a cirurgia em casos de Síndrome do Pronador?

Você já parou para pensar em quantos movimentos seu braço faz em um dia comum?

Por mais simples que pareça, escovar os dentes, cozinhar, comer ou escrever, por exemplo, exige que os músculos, nervos e tendões estejam suficientemente saudáveis para que tudo aconteça da melhor maneira.

Um dos problemas que podem afetar a realização dessas atividades – e que nem todo mundo conhece – é a síndrome do pronador, lesão comum em pessoas que fazem esforços repetitivos.

O QUE É A SÍNDROME DO PRONADOR?

O músculo pronador redondo fica localizado no antebraço, bem na região do cotovelo, e é responsável pelo movimento de pronação (quando giramos a palma da mão para baixo na direção do próprio corpo). Nesse sentido, a síndrome do pronador ocorre quando há, por algum motivo específico, uma compressão do nervo mediano nesta região, prejudicado a transmissão dos impulsos nervosos e atrapalha a funcionalidade do membro.

Se você já acompanha os conteúdos do meu blog, provavelmente já ouviu falar do nervo mediano. Ele é essencial para garantir a sensibilidade dos dedos e também pode sofrer uma compressão na região do punho, o que caracteriza a chamada síndrome do túnel do carpo.

QUAIS AS CAUSAS?

Conforme eu havia adiantado, a síndrome do pronador está associada principalmente às lesões de esforço repetitivo. É por esse motivo que, muitas vezes, ela é considerada uma doença ocupacional.

São considerados fatores de risco o excesso de levantamento de peso, musculação e atividades que exigem rotação frequente do braço. Profissionais de marcenaria, mecânica, transporte de carga e esporte de alto impacto devem redobrar a atenção no dia a dia e fazer um bom acompanhamento com um ortopedista. 

E OS SINTOMAS?

Em geral, um paciente que possui a síndrome do pronador costuma sentir:

  • Dor constante que se espalha pelo antebraço;
  • Formigamento;
  • Inchaço;
  • Perda de sensibilidade e força ao segurar objetos;
  • Dormência que geralmente piora com esforços, sobretudo aqueles que se roda muito o antebraço;
  • Dificuldade para movimentar os dedos;
  • Rigidez ao girar os braços.

Vale a pena ressaltar que esses sintomas são semelhantes aos da síndrome do túnel do carpo e muitas vezes as duas síndromes se sobrepõem. Por isso exija a avaliação criteriosa de um especialista. Somente com o diagnóstico correto será possível chegar ao tratamento adequado.

COMO TRATAR A SÍNDROME DO PRONADOR?

Muitos estudos já foram desenvolvidos com o objetivo de encontrar os tratamentos mais assertivos para esse problema. Em geral, eles são classificados como cirúrgicos e não cirúrgicos.

Atualmente, o consenso entre os profissionais da saúde é de que todos os pacientes devem iniciar o seu processo de recuperação com alternativas menos invasivas, até porque elas são suficientes para corrigir a maioria dos quadros (quase 70%) em até seis meses de diagnóstico.

Entre as principais opções estão a imobilização do cotovelo e do antebraço, alongamentos, fisioterapias, massagens, medicação e injeção de corticoides. É bom lembrar que todas exigem indicação e acompanhamento médico.

A cirurgia de síndrome do pronador é indicada para os casos graves que não respondem bem aos tratamentos anteriores e continuam causando sintomas intensos. Para pessoas muito sintomáticas e que têm também a síndrome do túnel do carpo do mesmo lado, pode se realizar a cirurgia nos dois locais simultaneamente. Quando isso acontece, o ortopedista precisa descomprimir o nervo mediano o quanto antes para restabelecer a qualidade de vida do paciente.

Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos na medicina, é possível utilizar técnicas avançadas de microcirurgia que não apenas evitam grandes cortes, mas também facilitam a recuperação.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, lembre-se que eu estou à disposição. Você pode acompanhar os conteúdos que publico nas redes sociais @drrodrigopaixao ou agendar uma consulta pelos telefones de contato que estão aqui no topo do meu site. 

Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746

Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share