Síndrome do Túnel do Carpo
A Síndrome do Túnel do Carpo é um estreitamento ou compressão de uma “passagem” localizada no nosso punho, por onde passam os nervos, ligamentos e tendões responsáveis pelo movimento dos dedos. O nervo mediano, por exemplo, que é um dos principais dos membros superiores, passa por esse canal e responde diretamente pela sensibilidade do polegar, dedo indicador e dedo médio.
Causas
A compressão do túnel pode ser motivada por infecções, inflamações, inchaços diversos ou aumento da pressão dentro do canal.
Algumas pessoas têm um risco maior de apresentar essa condição. São elas: gestantes, pacientes com doenças reumáticas e hipertireoidismo, diabéticos, obesos e trabalhadores que atuam com muita força, movimentos repetitivos ou contato prolongado com altas vibrações. A Síndrome é mais comum em mulheres de 30 a 50 anos.
Sintomas
O estreitamento costuma causar dor na mão, formigamento, dormência e fraqueza nos dedos, com maior incômodo no período da noite. Há casos em que esses sintomas também afetam o antebraço.
Tratamento
Após o diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo, o médico pode indicar o uso de uma tala de pulso, medicamentos corticosteroides ou até mesmo uma cirurgia de descompressão, tudo depende do caso e da gravidade. Quando há uma comorbidade, como a artrite reumatoide, é preciso conciliar os dois tratamentos para chegar a um resultado satisfatório.