Entenda porque fumar e beber podem aumentar os riscos de osteoporose
Independente de qual for a sua idade, tenho certeza que você já ouviu falar sobre a osteoporose. A osteoporose é uma doença crônica que afeta a saúde dos ossos podendo levar a fraturas ósseas e uma diminuição da qualidade de vida, principalmente em idosos.
Apesar de sempre associarmos a osteoporose com o envelhecimento, existem muitos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, incluindo o estilo de vida.
O hábito de fumar e beber álcool também pode aumentar os riscos de desenvolver a doença. Quer entender como isso acontece e de que forma você pode prevenir a doença? Continue a leitura!
O fumo e a bebida “estressam” as células
Um estudo recentemente publicado descobriu como o consumo de álcool e cigarro podem afetar negativamente a saúde do osso.
Segundo a pesquisa, essas substâncias podem ativar uma célula imunológica (aquelas que fazem a defesa do nosso organismo), fazendo com que ela se transforme em outro tipo de célula. A partir desse momento, ela se torna capaz de fazer reabsorção óssea, um processo que tem como objetivo digerir a estrutura dos ossos, os deixando vulneráveis.
Todo esse processo seria iniciado pelo estresse das mitocôndrias, uma estrutura importante para a respiração celular. Ao longo dos anos, a doença poderia surgir.
Quais outros fatores de risco você deve ficar atento?
A osteoporose é uma doença que evolui lentamente e normalmente não há dor ou sintomas, daí a importância de sempre manter hábitos saudáveis.
Existem vários fatores de risco para a osteoporose, além da idade como eu já mencionei, como:
- Gênero feminino: acomete principalmente mulheres após a menopausa. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos tem o diagnóstico da doença.
- Histórico familiar da doença (genética);
- Baixo consumo de cálcio e vitamina D;
- Sedentarismo
-> Você sabe porque a OSTEOPOROSE é mais comum em mulheres?
Algumas condições médicas, como artrite reumatoide, hipotireoidismo e hipertireoidismo, também podem aumentar o risco de desenvolver a osteoporose.
Como prevenir a osteoporose?
É normal que haja uma perda óssea com o envelhecimento, por isso é tão importante prevenir a osteoporose desde cedo.
Para prevenir a doença, alguns hábitos são importantes:
- Manter uma dieta equilibrada rica em cálcio;
- Sempre avaliar os níveis sanguíneos de vitamina D e, se necessário, fazer a suplementação;
- Praticar atividade física regularmente;
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Parar de fumar;
- Sempre consultar um médico para avaliação do risco da doença e iniciar o tratamento precocemente.
A osteoporose é uma doença que precisa ser prevenida desde cedo. Se esse conteúdo foi importante para você, compartilhe com outras pessoas. E, se precisar de ajuda, marque uma consulta comigo.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746
Cirurgia de Mão e Microcirurgia
Fontes:
Angireddy, R., Kazmi, H.R., Srinivasan, S., Sun, L., Iqbal, J., Fuchs, S.Y., Guha, M., Kijima, T., Yuen, T., Zaidi, M. and Avadhani, N.G. (2019), Cytochrome c oxidase dysfunction enhances phagocytic function and osteoclast formation in macrophages. Faseb, 33: 9167-9181.
Prevention-Osteoporosis. NHS. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/osteoporosis/prevention/.
Deixe um comentário