Lesões de nervos e tendões na mão em atletas: entenda sobre causas e como prevenir
Cerca de 25% das lesões que acontecem em atletas estão relacionadas com os punhos e mãos. Por isso, se você pratica algum esporte, este artigo é especialmente para você. Você sabe como se prevenir dessas lesões? Continue aqui comigo que abordarei as causas e prevenções.
As lesões podem se dividir em duas categorias
Primeiramente, precisamos entender em quais situações e os tipos de lesões que podem ocorrer em quem pratica esporte. São elas:
Lesões traumáticas:
São as lesões agudas, que ocorrem por algum acidente durante a prática do esporte, por exemplo, em esportes que envolvem um contato direto com outros jogadores. Entre elas temos:
- Tensões musculares;
- Luxações articulares;
- Inflamação do tendão;
- Fraturas, que acometem frequentemente os dedos.
Lesões crônicas:
Comuns em atletas que praticam esportes de alto impacto ou que tendem a ter movimentos repetitivos. Entre elas temos:
- Tendinite e outros problemas relacionados aos tendões
- Outros tipos de lesões nervosas;
- Fratura por estresse.
- Artrose e outros problemas articulares
Apesar de serem menos comuns que as lesões traumáticas e possuem menor probabilidade de resultar em incapacidade a longo prazo, é de extrema importância a avaliação e acompanhamento do caso clínico.
Ambos os tipos de lesões podem afetar o desempenho do atleta. E em alguns casos é necessário que o atleta seja submetido a infiltrações ou cirurgias, quando outros tipos de tratamento não são eficientes – mas isto depende de caso a caso.
Lesões mais comuns em atletas
Punhos
Os punhos são os mais afetados. Eles podem ser fraturados, quando o atleta cai com o braço estendido, ou quando ocorre uma hiperextensão. Esses tipos de lesão apresentam uma dor incapacitante, edema e diminuição da amplitude do movimento.
Mãos e dedos
As lesões nas mãos são as fraturas do metacarpo e falanges, que representam cerca de 10% das fraturas. Já outras lesões normalmente envolvem rupturas de ligamentos, como o ligamento colateral ulnar do polegar, sendo frequentemente observadas no esporte de contato, como basquete e futebol. Essas lesões ocorrem por quedas, golpes ou esmagamentos durante as atividades esportivas.
Como ocorre o tratamento dessas lesões?
O tratamento é baseado no quadro clínico do paciente, considerando o tipo e o grau da lesão, além do tempo estimado para retorno ao esporte. Mas normalmente, os tratamentos envolvem:
- Fisioterapia e acupuntura;
- Técnicas de imobilização (gesso, buddy taping, órteses);
- Medicamento para alívio da dor e inflamação;
- infiltrações;
- E cirurgia.
Sempre cito atletas profissionais quando comento da reabilitação porque o nível de exigência e o desejo ou necessidade de voltar rapidamente às atividades de alto desempenho é elevado. Estas pessoas conseguem estes resultados em um tempo mais breve porque se dedicam à reabilitação 2 a 3 vezes ao dia e não somente 2 a 3 vezes por semana. Esta é uma fase fundamental de qualquer tratamento e ela não é menos importante que o tratamento cirúrgico. Assim, sem uma adequada reabilitação, não haverá um adequado resultado final – independente se você é um atleta profissional ou não.
Prevenir é melhor que remediar
Sempre digo aos meus pacientes que prevenir é melhor que remediar, e nesses casos pode-se tomar alguns cuidados especiais para evitar essas lesões. Usar material esportivo adequado (tênis, chuteira, capacete, joelheira, luvas…) e a prática do aquecimento e alongamento são algumas maneiras úteis de prevenir lesões. Em caso de movimentos repetitivos, o uso de órteses, diminuirá os padrões de movimentos. Para evitar lesões por uso excessivo, é sempre aconselhável que o atleta faça pausas regulares e utilize posturas e técnicas adequadas. Repouso adequado também é parte do treinamento.
Conhecimento é o primeiro passo para evitarmos uma série de lesões, principalmente entre os atletas. Se você é um atleta, não deixe de cuidar das suas mãos e compartilhe este artigo com outras pessoas.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Fonte: Hand and Wrist Sports Injuries. Physiopedia.
Deixe um comentário