3 atividades do dia a dia que podem ocasionar bursite nas mãos
A bursite pode afetar a sua qualidade de vida, por isso, é importante conhecer quais atividades podem te causar esse desconforto.
Você provavelmente já ouviu falar em “bursite”, mas as dúvidas persistem quanto a essa condição.
No blog de hoje, iremos conversar sobre a bursite, causa, sintomas e quero te alertar sobre 3 atividades do dia a dia que podem contribuir para o surgimento da bursite nas mãos.
O que é bursite e sua causa?
A bursite é uma inflamação que ocorre em uma estrutura chamada bursa. A bursa está presente em todas as articulações e a envolve-as com um líquido, promovendo a lubrificação no local, o que permite o funcionamento adequado.
Quando a bursa passa por um processo inflamatório, o paciente é então diagnosticado com bursite.
Ela pode ser do tipo crônica, quando o paciente acaba sofrendo por toda a vida com esse desconforto; ou aguda, onde os sintomas se apresentam por um tempo determinado e podem desaparecer posteriormente.
A principal causa da bursite são lesões por esforço repetitivo, mas também podem ocorrer devido à artrose (desgaste da articulação) ou à gota (ou a outras causas de inflamação daquela articulação).
Principais sintomas da bursite
Fique atento aos seguintes sintomas:
- Dor nas articulações;
- Rigidez e dificuldade de movimentar;
- Inchaço e quentura na região (sinais da inflamação);
- Dor para apoiar ou movimentar a região.
Quadril, ombros, joelhos, cotovelos e as mãos são as regiões mais suscetíveis a essa condição. O tratamento da bursite visa gerenciar os sintomas com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Em situações mais severas, a opção cirúrgica pode ser considerada.
Mas saiba que algumas atividades do seu dia a dia podem contribuir para o desenvolvimento da bursite.
Devido a sua principal causa ser movimentos repetitivos ou pressão excessiva, atividades rotineiras e consideradas tranquilas podem contribuir para a inflamação das suas mãos. Algumas delas incluem:
Trabalho Manual Intenso: Atividades que requerem uso repetitivo das mãos, como digitação por longos períodos, costura ou carpintaria, podem aumentar a chance de bursite.
Uso Excessivo de Dispositivos Eletrônicos: O uso prolongado de dispositivos como smartphones e tablets, com movimentos repetitivos dos dedos, também pode ser um fator contribuinte.
Tarefas Domésticas Intensas: Tarefas como limpeza, lavagem de roupas à mão ou jardinagem, que exigem movimentos repetitivos das mãos, podem desencadear a bursite.
É importante praticar a moderação, fazer pausas regulares, adotar posturas ergonômicas e utilizar técnicas de alongamento ao realizar atividades que sobrecarreguem as mãos.
Se você tem ou já está enfrentando sintomas de bursite nas mãos, é aconselhável procurar um especialista em mãos para diagnóstico e tratamento adequados.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Fonte: MAYO CLINIC. Bursitis – Symptoms and causes. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bursitis/symptoms-causes/syc-20353242>.
Deixe um comentário