Dores nas mãos podem estar associadas a ergonomia. Confira 3 dicas para auxiliar na prevenção
As dores nas mãos são uma das queixas mais comuns dos pacientes aos profissionais médicos de ortopedia. Intimamente ligadas a doenças como síndrome do túnel do carpo, lesões por esforço repetitivo ou tendinites, essas queixas muitas vezes podem ser prevenidas com uma simples palavra: ergonomia.
É comum que durante as longas horas de trabalho, se permaneça em uma mesma posição o tempo todo. Isso não é nem um pouco benéfico para a saúde do corpo, podendo causar atrofias, dores ou até mesmo lesões permanentes.
Durante uma consulta ao médico ortopedista, ele pode solicitar uma série de exames para fechar um diagnóstico certeiro, indicar fisioterapia ou o uso de medicações que aliviam a dor. Mas nada disso vai adiantar se o paciente mantiver os mesmo hábitos que levaram a ter este problema – ou seja – há a necessidade da melhoria das práticas ergonômicas.
Acompanhe abaixo três dicas fundamentais para melhorar a ergonomia e prevenir dores!
1 – Mantenha uma postura adequada
Quando se fala em postura, é comum a associação com a coluna e a preocupação em não mantê-la torta. E, embora seja ideal buscar cadeiras que garantam o apoio adequado da lombar, com espumas de densidade adequada e selo de qualidade com normas da ABNT, também deve haver a preocupação com as pernas, mãos e pescoço.
O primeiro passo é colocar a cadeira em uma altura adequada com os pés apoiados no chão ou apoio para os pés. Depois coloque a altura da tela para que o centro da tela fique na altura dos olhos. Se você usa notebook, coloque o notebook nesta altura e use um teclado e mouse à parte. Com os ombros relaxados, apoie os antebraços na mesa, com os cotovelos dobrados confortavelmente, com os pulsos apoiados. No geral, o apoio para teclado pode ser usado, mas, é mais uma preferência pessoal do que uma obrigatoriedade.
Cadeiras em que os pés ficam dependurados não são adequados para a prática profissional.
2 – Faça exercícios de fortalecimento
Mesmo seguindo as dicas de ergonomia, é importante também manter uma vida saudável, com exercícios de fortalecimento muscular indicados por um profissional de educação física, ortopedista ou fisioterapeuta.
Estes exercícios são indispensáveis quando se fala do alívio de dores, afinal, um músculo forte, alongado e resistente fica menos suscetível a lesões e a doenças degenerativas, além da prática regular de exercícios físicos reduzir o estresse e cargas emocionais.
Recomendo a, no próprio ambiente de trabalho e ao longo do dia, incluir alongamentos como esticar os dedos suavemente, abrir e fechar as mãos ou ainda optar pelo uso de algum massageador, como bolinhas fisioterapêuticas, além de alongamento do pescoço e ficar um pouquinho de pé entre as reuniões. É importante, porém, lembrar que todo exercício deve ser passado por um profissional de saúde e qualquer sintoma de dor deve ser informado ao médico.
3 – Terapia das mãos pode ser uma alternativa
Mesmo com a ergonomia correta no trabalho e a prática de exercícios, é possível que as dores sejam constantes e que seja necessária a fisioterapia. Ainda em quadros clínicos mais graves, o tratamento feito mediante técnicas e dispositivos é benéfico para a diminuição de dores.
É importante lembrar que o acompanhamento fisioterapêutico deve ser começado por indicação médica e tem um grande valor no tratamento de doenças relacionadas ao sistema muscular e ósseo.
–
O corpo deve ser ouvido! Não deixe de procurar um médico ortopedista, ele será seu grande aliado na jornada contra as dores.
Dr. Rodrigo Paixão – CRM 161746 | TEOT 15.322 | RQE 79113
Fonte: https://www.assh.org/handcare/blog/advice-from-a-hand-therapist-workstation-ergonomics
Deixe um comentário