Agende sua consulta, ligue ou chame no whatsapp

Dr Rodrigo Paixão

SaúdeVai passar o dia todo no computador? Entenda como a ergonomia pode ser sua grande aliada.

Vai passar o dia todo no computador? Entenda como a ergonomia pode ser sua grande aliada.

Se você passa o dia todo no computador, seja no trabalho ou em casa, provavelmente já sentiu dor nas costas, no pescoço ou no pulso. 

Esses desconfortos podem ser sintomas de problemas ergonômicos que, se não tratados, podem levar a questões mais graves como a Síndrome do Túnel do Carpo, dores crônicas e até síndrome de Burnout. 

A boa notícia é que a ergonomia pode ser uma grande aliada para evitar e até corrigir esses problemas. Vamos explorar como a ergonomia pode ser benéfica para quem passa o dia todo no computador.

O que é ergonomia?

Ergonomia é o estudo da interação entre pessoas e seus ambientes de trabalho. O objetivo é adaptar o ambiente às pessoas, em vez de forçar as pessoas a se adaptarem ao ambiente. 

A ergonomia não é apenas sobre cadeiras confortáveis ou mesas ajustáveis; é uma abordagem holística para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e promova a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Por que a ergonomia é importante para quem trabalha com Computadores?

Trabalhar no computador envolve muitas horas de repetição de movimentos e posturas estáticas. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, como dores musculares, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e síndrome do túnel do carpo. 

Além disso, a falta de ergonomia pode afetar a produtividade, a satisfação no trabalho e a qualidade de vida em geral.

Dicas práticas para melhorar a ergonomia ao usar o computador

1. Postura correta

A postura é fundamental para prevenir dores e desconfortos. Sente-se com as costas retas, os ombros relaxados e os pés apoiados no chão. Ajuste a altura da cadeira para que seus joelhos e dos quadros fiquem em um ângulo de 90 graus. Mantenha os cotovelos apoiados em um ângulo confortável enquanto digita.

2. Posicionamento do monitor

O centro da tela do monitor deve estar na altura dos olhos, para que você não precise inclinar a cabeça para cima ou para baixo. A distância entre você e o monitor deve ser de aproximadamente um braço, cerca de 50 a 70 centímetros. Se você usa mais de um monitor, mantenha-os alinhados para evitar movimentos laterais excessivos.

3. Teclado e mouse

O teclado deve estar à sua frente, e o mouse deve estar ao alcance sem que você precise esticar o braço. Use um suporte para pulso se necessário, para evitar tensão nos tendões. Existe também o modelo de mouse vertical, que pode ser uma ótima alternativa. Desta forma, laptops são ótimos aliados na mobilidade, porém não são a melhor opção se usados de forma exclusiva – recomendo o uso de teclados, mouse e tela auxiliar se você tiver que fazer uso deste tipo de máquina. 

4. Iluminação adequada

Uma iluminação inadequada pode causar fadiga ocular e dores de cabeça. Certifique-se de que seu espaço de trabalho seja bem iluminado, mas sem reflexos no monitor. Se necessário, ajuste a luminosidade da tela para minimizar o cansaço visual. Para o cansaço visual existem lentes de óculos e até mesmo filtros de monitor que tentam diminuir está fadiga.

5. Pausas regulares

Ficar muito tempo em uma mesma posição é prejudicial. Faça pausas a cada 30 a 60 minutos para se alongar, caminhar um pouco e descansar os olhos. Isso ajuda a reduzir a tensão muscular e a melhorar a circulação sanguínea. Somente levantar da cadeira já será um estímulo para o corpo “acordar” e te ajudará a ter uma performance melhor no dia a dia. 

6. Ergonomia mental

A ergonomia também envolve a saúde mental. Organize seu espaço de trabalho para reduzir a bagunça e minimize as distrações. Use fones de ouvido para diminuir o ruído de fundo, se necessário.

A ergonomia como aliada para uma vida mais saudável!

A ergonomia é mais do que apenas conforto; é sobre criar um ambiente de trabalho seguro e favorável à saúde. Pequenas mudanças em sua rotina podem fazer uma grande diferença no seu bem-estar físico e mental. 

Se você sentir dores ou desconfortos persistentes, não hesite em procurar ajuda de um especialista, como um médico ortopedista. Eles podem ajudar a identificar problemas ergonômicos e recomendar soluções personalizadas.

Lembre-se, a ergonomia é uma jornada, não um destino. Continue ajustando e melhorando seu ambiente de trabalho para garantir uma vida mais saudável e produtiva. Em um mundo onde o trabalho no computador é cada vez mais comum, a ergonomia é sua grande aliada!

Referência: Scielo Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional: https://www.scielo.br/j/rbso/a/hmsYKLkRbgPsmLwLZk3KDMB/# Acesso em 08 de maio de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Per conubia nostra, per inceptos hime
Mauris in erat justom etone. Per conub
per inceptos hime naeos.

Where to find us

Social Share