Contratura de Dupuytren: entenda mais sobre a doença e a importância de investigar quando há casos na família!
Uma doença que se desenvolve despercebida e afeta milhares de pessoas no mundo, deformando seus dedos e palmas das mãos.
A condição médica que aflinge a palma das mãos, causando uma flexão anormal, afeta milhões de pessoas no mundo. Segundo estatísticas, é mais comum acometer homens que mulheres após os 40 anos, mas também pode acometer crianças.
A causa dessa doença chamada Dupuytren ainda é desconhecida, mesmo que seja comprovado que fumantes, alcoólatras e pessoas com diabetes apresentam maior chance de desenvolver. Outro fator de influência confirmado é a genética, por isso, se há casos de pessoas com a doença na família, há mais chances de desenvolvê-la.
Aparecimento de calos nas mãos?
Um nódulo da palma da mão pode ser o sinal inicial, muitas pessoas podem confundi-lo com um calo porque normalmente não apresenta dor. Por isso, procurar um ortopedista na fase inicial desse aparecimento é necessário para diagnóstico. Principalmente se voce apresenta casos da doença na família.
A partir de avaliação médica especializada pelo cuidado com as mãos, pode ser necessário realizar exame de imagem. Através dele é avaliado o grau de envolvimento dos tecidos para início de um tratamento mais adequado.
O diagnóstico precoce e escolha do tratamento são importantes para que se possa garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. Cada caso apresenta suas particularidades. Fatores como idade e os sintomas de aparição dos nódulos devem ser considerados para que se avaliem e iniciem os cuidados necessários.
Em que consiste o tratamento adequado
Como a maioria dos nódulos cresce a ponto de fazerem a contratura dos dedos sem causar dor, o tratamento pode ser tardio para muitos pacientes, por não buscarem ajuda médica.
Em casos onde não é possível colocar palma da mão aberta sobre uma superfície lisa, o indicado para corrigir a deformidade é o procedimento cirúrgico.
Com o principal objetivo de garantir a boa função da mãos, aliviar os sintomas e corrigir a flexão anormal do dedos são indicados algumas práticas:
- Acompanhamento regular: observando e monitorando o avanço da doença.
- Hábitos saudáveis: adotar um estilo de vida saudável
- Fisioterapia: buscar ajuda profissional e implementar na rotina exercícios específicos para as mãos
Em todos os casos o acompanhamento de um profissional da saúde especialista é indispensável. Desse modo é possível determinar as opções de tratamento considerando a gravidade da doença e as necessidades do paciente.
A partir dessa abordagem personalizada a recuperação tende a ser mais rápida e segura. Por isso, agende sua consulta para cuidar de maneira completa das suas mãos.
Referências: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Deixe um comentário